Objectivos do blog

Este blog tem como principais objectivos:
- A sensibilização da população jovem para temas ligados à Promoção da Saúde;
- A divulgação do projecto que estamos a desenvolver, no âmbito de Área de Projecto.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Canábis melhora apetite de doentes com cancro

O estudo é inédito e demonstra também que uma substância da planta ajuda a dormir melhor

A quimioterapia - tratamento realizado em doentes oncológicos - provoca alterações no olfacto e no paladar. Os pacientes começam a ter menos apetite e, por consequência, perdem peso. Agora, depois de uma investigação levada a cabo pela Universidade de Alberta, no Canadá, chega-se à conclusão que uma das componentes da canábis, o tetrahidrocanabinol (THC), pode não só ajudar a combater a perda de apetite como também melhorar a qualidade do sono em doentes com cancro.

Na investigação (levada a cabo entre Maio de 2006 e Dezembro de 2008) participaram 21 pessoas adultas com cancros em estados avançados (à excepção de tumores no cérebro), e que tinham começado a sofrer de falta de apetite. Onze dos pacientes tomaram comprimidos com THC e os restantes foram medicados com placebo. Nenhum deles sabia qual dos dois comprimidos estava a tomar.

Passados 18 dias, a maioria dos pacientes (73%) a quem foi administrado THC disse pensar mais em comida. No outro grupo, apenas 30% sentiram o mesmo. O apetite chegou a melhorar para 64% dos medicados com THC e nenhum disse estar com menos fome. No outro grupo, metade perdeu o apetite, e 20% não registaram qualquer alteração. Uma das investigadoras explicou que este é o primeiro estudo aleatório e controlado para verificar os efeitos do THC neste tipo de pacientes. Por isso mesmo, a opinião é transversal a todos os pesquisadores: são necessários estudos mais profundos. O estudo foi divulgado na última edição da revista "Annals of Oncology". M. C. N.

Sem comentários: