Objectivos do blog

Este blog tem como principais objectivos:
- A sensibilização da população jovem para temas ligados à Promoção da Saúde;
- A divulgação do projecto que estamos a desenvolver, no âmbito de Área de Projecto.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Auto-devoração das células pode ser via para tratamento

Luís Pereira de Almeida, que coordena uma equipa internacional no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, diz ser essa uma via para promover a eliminação dessas proteínas indesejáveis, como é o caso da ataxina-3 mutada, a proteína tóxica envolvida na doença de Machado-Joseph.

Este processo de autofagia celular já foi confirmado pela sua equipa em modelos animais com a doença de Machado-Joseph, mas "também há evidências de que este mecanismo pode ter efeitos protetores nas outras doenças neurodegenerativas", afirma o investigador, ligado à Faculdade de Farmácia da UC.
 
Nessas doenças há um bloqueio desse mecanismo de autofagia, uma falha dos mecanismos de degradação proteica que leva à acumulação no interior dos neurónios de proteínas com conformações alteradas, agregadas em diferentes graus, que se tornam tóxicas.
"É como se existissem 'sacos de lixo' que se começam a acumular quando a remoção do lixo numa cidade não é feita. Por outro lado, vimos também que uma das proteínas que era essencial a fazer este transporte, no fundo a remover este lixo - os 'camiões do lixo' - estavam em níveis mais baixos que o normal", explica o investigador à agência Lusa.
Ou seja -- prossegue -- "em vez de haver um número normal de 'camiões do lixo' há um número menor, uma diminuição dos níveis da proteína beclina-1", importante para este processo.

(Notícia retirada de: Auto-devoração das células pode ser via para tratamento - Ciência - DN)

Sem comentários: