Objectivos do blog

Este blog tem como principais objectivos:
- A sensibilização da população jovem para temas ligados à Promoção da Saúde;
- A divulgação do projecto que estamos a desenvolver, no âmbito de Área de Projecto.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A todos os vistantes

O Grupo 4 deseja um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os visitantes!
Que o ano que aí vem nos traga ainda mais visitantes, para que o nosso projecto possa chegar a cada vez mais gente!
Obrigado,

Grupo 4

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Médicos alemães declaram cura de VIH em paciente após transplante de medula óssea

"De acordo com Thomas Schneider e os seus colegas da Universidade Médica de Berlim o paciente, que tinha leucemia e VIH, quatro anos após a cirurgia continua livre do vírus. “Os nossos resultados sugerem fortemente que a cura para o VIH foi conseguida para este paciente”, lê-se no jornal médico Blood, onde acaba de ser publicado um artigo sobre o caso. (...)

Uma outra curiosidade neste caso é que Gero Hütter, médico do norte-americano, não é especialista em sida mas sabia da existência de uma mutação genética, conhecida desde 1996, que torna as pessoas que a herdaram dos dois progenitores imunes a quase todas as estirpes de VIH. A mutação verifica-se no gene que comanda o fabrico de uma proteína, a CCR5. Normalmente, a CCR5 encontra-se à superfície das células-alvo do VIH, que a usa para entrar nelas e replicar-se. Mas nos "mutantes", ela desaparece e o vírus fica à porta.

(...)

O investigador não descarta a hipótese de cura mas sublinha que só depois de o doente morrer e de ser feita uma análise genética completa se poderá ter certezas. O vírus da sida atinge 33 milhões de pessoas em todo o mundo e já matou mais de 25 milhões desde que a pandemia começou, nos anos 1980."

Videos da 1ª Acção de Sensibilização sobre Higiene Pessoal

Aqui ficam alguns videos da nossa primeira Acção de Sensibilização!


1ª Acção de Sensibilização - Apresentação from Grupo 4 on Vimeo.



Como lavar bem as mãos? from Grupo 4 on Vimeo.



Como lavar os dentes? from Grupo 4 on Vimeo.



Grupo 4

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Primeira acção de sensibilização - Escolas do Bairro Novo

Na quinta-feira passada realizámos a nossa primeira acção sobre Higiene Pessoal!
Fizemos duas sessões, a primeira para os 1º e 2º anos e a segunda para os 3º e 4º anos.

Deixamos aqui algumas fotos.


Grupo 4

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Medicina do Séc. XXI na Rádio!

Caros visitantes,

Sábado (4 de Dezembro), por volta das 11h00, o nosso grupo vai estar na Rádio Campo Maior para falar sobre o projecto, acções e campanhas desenvolvidas.

Agradecemos, também, aos elementos da Rádio pelo convite, por estarem atentos ao nosso projecto e por nos ajudarem a divulgá-lo.

Deixamos aqui o link da Rádio da nossa terra, para que possam acompanhar a emissão e ouvir em directo a nossa entrevista - http://www.radiocampomaior.com/

Grupo 4

Cartaz referente à Gravidez na Adolescência

Caros visitantes,

Acabámos, agora, de elaborar o cartaz referente à Gravidez na Adolescência. Este cartaz, à semelhança do anterior, vai ser colocado pelas paredes da escola, com o objectivo de despertar o interesse dos jovens para tal tema. Propositadamente, não colocámos informação no cartaz, para que estes visitem o nosso blog e obtenham mais informação. Como já referimos em post's anteriores, vamos proceder à realização de campanhas de sensibilização, junto da comunidade escolar. Aí, os jovens poderão ver as suas dúvidas esclarecidas.

Grupo 4

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SIDA: número de infectados diminui pela primeira vez desde 1999

Há 33,4 milhões de pessoas com sida
"O número de doentes infetados pela epidemia de SIDA diminuiu 19 por cento relativamente a 2009, o que acontece pela primeira vez desde 1999, lê-se no documento hoje distribuído pela ONUSIDA.
O documento, denominado “Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia de SIDA”, destaca que “desde 1999, ano em que se acredita que a epidemia atingiu, globalmente, o pico, o número de novas infeções diminuiu 19 por cento”.
Ou seja, em 2009 foram registadas 2,6 milhões de pessoas infetadas com HIV, enquanto em 1999 aquele valor foi de 3,1 milhões de pessoas.
O objetivo continua a ser “discriminação zero, zero novas infeções por HIV, e zero mortes relacionadas com a SIDA”, através do acesso universal a medidas eficazes preventivas do HIV, tratamento, cuidados e apoio.
(...)
O relatório dá ainda como exemplo dos avanços registados o facto de 5,2 milhões de pessoas, das cerca de 15 milhões que necessitam de tratamento antirretroviral, e que vivem em países de rendimento baixo ou intermédio, terem atualmente acesso a essas medidas terapêuticas.
O resultado é a diminuição do número de mortes relacionadas com a SIDA, segundo a ONU.
Face aos esforços continuados de prevenção, o continente africano, desde sempre associado ao aumento continuado dos casos de SIDA, apresenta neste relatório dados encorajadores.
Com efeito, em 33 países considerados para avaliação das políticas de combate à epidemia, entre 2001 e 2009, conclui-se que a incidência diminuiu mais de 25 por cento e, destes, 22 situam-se na África subsaariana."

Dia Internacional da Luta Contra a SIDA

Caros visitantes!

Já elaborámos o PPT referente ao Dia Internacional da Luta Contra a SIDA!
Este PPT vai ser exposto nos LCD's da nossa escola.
Lembrem-se:
COMBATAM A SIDA, NÃO AS PESSOAS COM SIDA!
Grupo 4

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Opiniões

Caros visitantes,

O fim do 1º Período está a aproximar-se. Como tal, é tempo de reflectirmos sobre o trabalho até agora desenvolvido.
Assim, gostaríamos de saber as opiniões dos nossos visitantes sobre o nosso projecto. Pedimos, então, que deixem alguns comentários com as vossas opiniões para podermos perceber o real impacto do nosso projecto.
Obrigada,
Grupo 4

Dia Mundial da Luta contra a SIDA

Dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a SIDA. Não querendo mostrar-nos indiferentes a este dia e a esta luta que, no fim de contas, pertence a todos nós, estamos a elaborar um PPT de campanha, para que seja possível tornar os alunos da nossa escola mais conscientes, porque PREVENIR A SIDA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!






Grupo 4

Panfletos sobre Violência no Namoro e Gravidez na Adolescência

Caros visitantes!

Já terminámos a elaboração dos panfletos referentes à Violência no Namoro e Gravidez na Adolescência, a distribuir aquando das apresentações nas escolas. Deixamo-los aqui.




                      




Grupo 4


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Distribuição de panfletos

Hoje, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Não Fumador, e com o intuito de alertar os alunos da nossa escola para os malefícios do tabaco, distribuimos alguns panfletos (elaborados pelo Projecto Escola Saudável - PES). Estes continham dados referentes ao número de mortes de fumadores por ano (4,9 milhões), incidências de cancros, etc. Forneciam, ainda, contactos de instiuições e websites que auxiliam pessoas a deixar o vício do tabaco.

Durante a entrega dos panfletos, fomos alertando os nossos colegas que é necessária uma total consciência de todos os malefícios do tabaco, não só para aqueles que fumam, mas também para as pessoas que os rodeiam.

Deixamos aqui algumas fotografias da distribuição dos panfletos pelas salas de aula.


Grupo 4



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Mundial do Não Fumador

Amanhã, dia 17 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador. Em colaboração com o Projecto Escola Saudável, o nosso grupo não podia deixar de celebrar este dia. Assim, elaborámos um pequeno PPT (a ser exposto pelos ecrãs da nossa escola), que elucidasse toda a comunidade escolar sobre os malefícios do tabaco.
Grupo 4

1000 visitas!

O nosso blog já atingiu os 1000 visitantes!
Agradecemos a todas as pessoas que o visitaram e que se interessaram pelo projecto que estamos a desenvolver.
Esperamos que o nosso trabalho continue a interessar a mais pessoas e este número cresça cada vez mais!

Grupo 4

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

80% das hepatites em portugal ainda por diagnosticar - Ciência - DN


 A (pessoa) foi infectada com hepatite C quando tinha pouco mais de 20 anos. "Fui através de um namorado da altura, e descobri quando ele morreu", conta Ana. Com mais de 40 anos, acabou de fazer o tratamento para hepatite C, e os resultados preliminares dizem que está curada. "Há 15 anos não havia indicação para fazer terapia. Fi-la agora e estou com esperança na cura. Sei que preciso de esperar um ano para ter a certeza. Para mim, os novos medicamentos não farão falta, mas espero que sejam a solução para uma grande amiga que já tentou a terapia por três vezes sem sucesso."
Com 2011 promete chegar também uma nova terapia para aumentar a taxa de cura da hepatite C. Trata-se da combinação de dois novos antivirais (Telaprevir e Boceprevir) com o tratamento convencional, em doentes que não respondem aos medicamentos que existem no mercado: a promessa é aumentar a taxa de cura, que hoje ronda os 48% dos portadores do vírus C para os 70%.

(excerto retirado de: 80% das hepatites em portugal ainda por diagnosticar - Ciência - DN)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"DENUNCIA"


Hoje colocámos alguns cartazes pela nossa escola. Estes faziam referência à violência no namoro de uma forma não muito explícita, deixando assim oportunidade para despertar a curiosidade e o interesse de quem os vê. Aqui ficam algumas fotos, tanto do cartaz, como da colocação dos mesmos.





Grupo 4

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dispositivo deixa cegos 'ver' pessoas e objectos

Dispositivo deixa cegos 'ver' pessoas e objectos

A novidade do método utilizado nesta experiência encontra-se no recurso a um implante colocado na zona afectada do interior da retina. O implante destina-se a substituir as células fotorreceptoras danificadas, transformando a luz de cada imagem, ponto por ponto, em pequenas correntes proporcionais ao estímulo da luz.
Designado como implante sub-retinal electrónico, o dispositivo é formado por mais de 1500 microfotodíodos, cada um com os seus respectivos ampliadores e eléctrodos para estímulo local. O dispositivo permite a projecção directa no chip colocado sob a retina. O chip gera então um estímulo eléctrico dependente da intensidade da luz do objecto, que permite a sua identificação pelo doente.
Nestas condições, os voluntários da experiência, dois homens (respectivamente de 40 e 44 anos) e uma mulher (de 38 anos) conseguiram identificar vários objectos e, como notam os autores da investigação, de forma imediata, conseguiram localizar e aproximar-se de pessoas numa sala.
Sem preparação prévia, e após vários anos de cegueira, sublinha o texto publicado no Proceedings of The Royal Society B, conseguiram também identificar letras e ler palavras completas.


Células-mãe podem ser empregues na recriação de órgãos


Investigadores espanhóis apresentaram na terça-feira em Madrid um processo de criação de órgãos ditos bioartificiais a partir de células-mãe do doente, limitando assim para este último possíveis riscos de rejeição.
A técnica consiste em retirar dos órgãos de pessoas falecidas todo o seu conteúdo celular para os "recelularizar" em seguida com as células-mãe do doente para reconstruir o "interior do órgão", disse o director do projecto, Francisco Fernández Avilés, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Gregorio Marañón, na sua apresentação.
O projecto dirigido por Fernández Avilés, que "só poderá ser utilizado em medicina dentro de cinco a dez anos", constitui uma terceira via entre a transplantação de órgãos humanos e o recurso a órgãos artificiais. O objectivo é criar órgãos à medida de cada doente.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PPT Contraceptivos & IST's


Aqui está a capa do nosso 3º PPT, sobre Contracepção e Infecções Sexualmente Transmissíveis.


Como já devem ter reparado, já temos um logotipo.


Mantenham-se atentos!


Grupo 4

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PPT da Gravidez na Adolescência

Já iniciámos mais um PPT!
Desta vez, foi sobre a gravidez na adolescência.
Deixamos aqui a capa. Continuem atentos!


Grupo 4

Descoberto marcador específico do cancro do estômago - Público

Nanopartículas (a verde fluorescente) ligadas a células cancerosas gástricas (a azul)

"Este marcador pode permitir desenvolver tecnologias de diagnóstico mais eficazes para um subgrupo de cancros de estômago, que se mantêm indetectáveis com as actuais técnicas de visualização, porque as células cancerosas estão por baixo da parede gástrica. A equipa já está a criar partículas de um tamanho tão diminuto que atravessam a parede gástrica. A ideia é que essas nanopartículas (verdes fluorescentes na imagem) levem moléculas que se encaixem no marcador e, assim, denunciem as células cancerosas para o diagnóstico.







Essas mesmas partículas podem também transportar bombas terapêuticas que atinjam só as células cancerosas, sem os danos colaterais das terapias actuais. “Se conseguirmos guardar as drogas terapêuticas em minúsculas caixinhas e colocarmos nelas um destinatário, poderemos libertar no organismo essas drogas com a garantia que irão bater apenas nas portas correctas, ou seja, nas células que queremos atingir”, diz Pedro Granja. Para isso, é preciso conhecer muito bem quais são as marcas distintivas das células a atingir, para que não “incomodemos as vizinhas”."

Panfleto a distribuir aquando das apresentações nas escolas



Grupo 4

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Violência começa no namoro - DN



Aqui está o início do nosso novo PowerPoint, e um excerto de uma notícia que mostra a necessidade de debater este assunto dentro da comunidade escolar.

"Engane-se quem pensa que a violência nas relações íntimas é coisa de casamento, com o homem a subjugar a mulher. As novas gerações provam o contrário e começam a agredir-se mutuamente já na adolescência. Chegam ao ponto de insultar, ameaçar e até esbofetear, o que constitui um alerta de risco para a violência marital. O problema está a ser alvo de estudo a nível nacional e, inclusive, uma psicóloga quer implementar um programa de prevenção nas escolas do País para diminuir estes comportamentos."
 
Grupo 4

Dentes fortes com 'Teste Saúde' - Ciência - DN

Dentes fortes  com 'Teste Saúde'
"As pastas ajudam a manter os dentes limpos e bem conservados e não importa o preço nem o local de compra. Um teste comparativo da Deco Proteste revela que as mais eficazes estão entre as mais baratas e são marcas próprias de supermercados.
Cor, sabor e consistência também nada revelam sobre o poder de fogo de um dentífrico. O flúor é o ingrediente que mais intervém na prevenção das cáries. Segundo a Direcção-Geral da Saúde, um produto para adultos deve conter entre mil e 1500 ppm de flúor. Pode verificar esta informação na embalagem. Uma quantidade inferior compromete a eficácia. Se for superior, pode atacar o esmalte ou provocar desmineralização e manchas, sobretudo em crianças pequenas. Quanto ao tipo de substância, quase todas as marcas usam fluoreto de sódio, barato e eficiente."


O que estamos a fazer neste momento...

As últimas aulas de Área de Projecto foram utilizadas para fazer um ponto de situação para todos os grupos. Apresentámos o trabalho desenvolvido e obtivemos um bom feedback. 

De seguida, continuámos a trabalhar para as acções de sensibilização, produzindo um panfleto sobre Higiene Pessoal, a ser distribuído aquando das apresentações.

Uma vez acabado o panfleto, iniciámos a planificação de outras sessões. Desta feita, acções sobre violência no namoro. Contactámos, também, empresas no ramo da Higiene Oral, com o objectivo de nos fornecerem kit's de Higiene Oral, a distribuir junto do público-alvo. 

Permaneçam atentos,

Grupo 4 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O nosso primeiro PPT



Grupo 4

Nova Planificação

Caros visitantes!

No seguimento do nosso post anterior, decidimos alterar a planificação do nosso projecto. Neste momento, estamos apenas a trabalhar em conjunto com o PES (Projecto Escola Saudável), com o intuito de sensibilizar crianças e adolescentes para temas como a Higiene Pessoal e a Educação Sexual. A razão pela qual tomámos esta decisão baseou-se no facto de acharmos pertinente adaptar o nosso projeco à população escolar e não só. Esta parceria vai durar todo o 1º Período, uma vez que a partir do nos vamos dedicar por completo ao nosso tema inicial "Medicina do sec. XXI - Vertente Tecnológica e a sua Evolução". Já temos a primeira apresentação em Powerpoint concluída, cujo tema é "Higiene Pessoal" (vamos postar o primeiro e último diapositivos), e estamos à espera de receber informações sobre a data da apresentação ao público-alvo. Também já iniciámos a segunda apresentação, com o tema "Educação Sexual", para o 2º e 3º ciclos.
No entanto, não pusemos de parte o nosso tema inicial, e já começámos a reunir esforços para conseguir uma visita guiada ao Centro de Investigação para o Desconhecido, financiado pela Fundação Champalimaud. No passado dia 8 de Outubro, enviámos um e-mail para a referida Fundação e aguardamos resposta. Esta visita representaria, não só um enorme enriquecimento científico, mas também uma mais valia na hora da decisão do curso superior que iremos eleger.
Assim que tivermos notícias, damos novidades!

Grupo 4

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projecto Escola Saudável

Olá caros visitantes!

Após cerca de duas semanas, temos notícias para partilhar.
Este tempo foi dedicado à pesquisa, não só de informação para o projecto, mas também de formas de o apresentar à comunidade, de modo a que esta o retenha. Para tal, decidimos unir esforços com o Projecto Escola Saudável (PES), a funcionar na nossa escola há já algum tempo. Esta decisão foi tomada com base no tema do nosso projecto, que se insere no âmbito da Saúde. Dirigimo-nos ao coordenador do grupo, professor Alcides Silva, e sentimos, imediatamente, uma enorme aceitação da sua parte.
Neste momento, estamos encarregues de sensibilizar a comunidade escolar, do 1º ao 8º anos, no sentido de os orientar na sua Higiene Oral e Corporal (1º ao 5º anos), e Educação Sexual (do 6º ao 8º anos). Vamos, portanto, começar a planear as nossas acções nesse sentido, através de apresentações em powerpoint e participação em qualquer uma das actividades promovidas pelo PES.

Obrigado pela visita.

Grupo 4 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O grupo por detrás deste projecto

Bem-vindos! 
Somos um grupo de 4 alunos pertencentes à turma do 12ºA da Escola Secundária de Campo Maior, Alentejo. Este blog está inserido na disciplina de Área de Projecto, e será utilizado para relatar o nosso progresso.
Sendo que a maioria do nosso grupo pretende enveredar pela área das Ciências da Vida e da Saúde, decidimos, pois, realizar o nosso projecto baseado nessa temática, neste caso, abordar o caso específico da evolução da Medicina registada até aos dias de hoje, centrando-nos na sua vertente tecnológica.
Uma vez que ainda nos encontramos em fase de planificação, é-nos impossível revelar muito mais sobre o que será desenvolvido este ano.
Aguardem novos posts, e obrigado pela visita!

Grupo 4