Objectivos do blog

Este blog tem como principais objectivos:
- A sensibilização da população jovem para temas ligados à Promoção da Saúde;
- A divulgação do projecto que estamos a desenvolver, no âmbito de Área de Projecto.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SIDA: número de infectados diminui pela primeira vez desde 1999

Há 33,4 milhões de pessoas com sida
"O número de doentes infetados pela epidemia de SIDA diminuiu 19 por cento relativamente a 2009, o que acontece pela primeira vez desde 1999, lê-se no documento hoje distribuído pela ONUSIDA.
O documento, denominado “Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia de SIDA”, destaca que “desde 1999, ano em que se acredita que a epidemia atingiu, globalmente, o pico, o número de novas infeções diminuiu 19 por cento”.
Ou seja, em 2009 foram registadas 2,6 milhões de pessoas infetadas com HIV, enquanto em 1999 aquele valor foi de 3,1 milhões de pessoas.
O objetivo continua a ser “discriminação zero, zero novas infeções por HIV, e zero mortes relacionadas com a SIDA”, através do acesso universal a medidas eficazes preventivas do HIV, tratamento, cuidados e apoio.
(...)
O relatório dá ainda como exemplo dos avanços registados o facto de 5,2 milhões de pessoas, das cerca de 15 milhões que necessitam de tratamento antirretroviral, e que vivem em países de rendimento baixo ou intermédio, terem atualmente acesso a essas medidas terapêuticas.
O resultado é a diminuição do número de mortes relacionadas com a SIDA, segundo a ONU.
Face aos esforços continuados de prevenção, o continente africano, desde sempre associado ao aumento continuado dos casos de SIDA, apresenta neste relatório dados encorajadores.
Com efeito, em 33 países considerados para avaliação das políticas de combate à epidemia, entre 2001 e 2009, conclui-se que a incidência diminuiu mais de 25 por cento e, destes, 22 situam-se na África subsaariana."

Dia Internacional da Luta Contra a SIDA

Caros visitantes!

Já elaborámos o PPT referente ao Dia Internacional da Luta Contra a SIDA!
Este PPT vai ser exposto nos LCD's da nossa escola.
Lembrem-se:
COMBATAM A SIDA, NÃO AS PESSOAS COM SIDA!
Grupo 4

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Opiniões

Caros visitantes,

O fim do 1º Período está a aproximar-se. Como tal, é tempo de reflectirmos sobre o trabalho até agora desenvolvido.
Assim, gostaríamos de saber as opiniões dos nossos visitantes sobre o nosso projecto. Pedimos, então, que deixem alguns comentários com as vossas opiniões para podermos perceber o real impacto do nosso projecto.
Obrigada,
Grupo 4

Dia Mundial da Luta contra a SIDA

Dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a SIDA. Não querendo mostrar-nos indiferentes a este dia e a esta luta que, no fim de contas, pertence a todos nós, estamos a elaborar um PPT de campanha, para que seja possível tornar os alunos da nossa escola mais conscientes, porque PREVENIR A SIDA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!






Grupo 4

Panfletos sobre Violência no Namoro e Gravidez na Adolescência

Caros visitantes!

Já terminámos a elaboração dos panfletos referentes à Violência no Namoro e Gravidez na Adolescência, a distribuir aquando das apresentações nas escolas. Deixamo-los aqui.




                      




Grupo 4


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Distribuição de panfletos

Hoje, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Não Fumador, e com o intuito de alertar os alunos da nossa escola para os malefícios do tabaco, distribuimos alguns panfletos (elaborados pelo Projecto Escola Saudável - PES). Estes continham dados referentes ao número de mortes de fumadores por ano (4,9 milhões), incidências de cancros, etc. Forneciam, ainda, contactos de instiuições e websites que auxiliam pessoas a deixar o vício do tabaco.

Durante a entrega dos panfletos, fomos alertando os nossos colegas que é necessária uma total consciência de todos os malefícios do tabaco, não só para aqueles que fumam, mas também para as pessoas que os rodeiam.

Deixamos aqui algumas fotografias da distribuição dos panfletos pelas salas de aula.


Grupo 4



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Mundial do Não Fumador

Amanhã, dia 17 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador. Em colaboração com o Projecto Escola Saudável, o nosso grupo não podia deixar de celebrar este dia. Assim, elaborámos um pequeno PPT (a ser exposto pelos ecrãs da nossa escola), que elucidasse toda a comunidade escolar sobre os malefícios do tabaco.
Grupo 4

1000 visitas!

O nosso blog já atingiu os 1000 visitantes!
Agradecemos a todas as pessoas que o visitaram e que se interessaram pelo projecto que estamos a desenvolver.
Esperamos que o nosso trabalho continue a interessar a mais pessoas e este número cresça cada vez mais!

Grupo 4

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

80% das hepatites em portugal ainda por diagnosticar - Ciência - DN


 A (pessoa) foi infectada com hepatite C quando tinha pouco mais de 20 anos. "Fui através de um namorado da altura, e descobri quando ele morreu", conta Ana. Com mais de 40 anos, acabou de fazer o tratamento para hepatite C, e os resultados preliminares dizem que está curada. "Há 15 anos não havia indicação para fazer terapia. Fi-la agora e estou com esperança na cura. Sei que preciso de esperar um ano para ter a certeza. Para mim, os novos medicamentos não farão falta, mas espero que sejam a solução para uma grande amiga que já tentou a terapia por três vezes sem sucesso."
Com 2011 promete chegar também uma nova terapia para aumentar a taxa de cura da hepatite C. Trata-se da combinação de dois novos antivirais (Telaprevir e Boceprevir) com o tratamento convencional, em doentes que não respondem aos medicamentos que existem no mercado: a promessa é aumentar a taxa de cura, que hoje ronda os 48% dos portadores do vírus C para os 70%.

(excerto retirado de: 80% das hepatites em portugal ainda por diagnosticar - Ciência - DN)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"DENUNCIA"


Hoje colocámos alguns cartazes pela nossa escola. Estes faziam referência à violência no namoro de uma forma não muito explícita, deixando assim oportunidade para despertar a curiosidade e o interesse de quem os vê. Aqui ficam algumas fotos, tanto do cartaz, como da colocação dos mesmos.





Grupo 4

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dispositivo deixa cegos 'ver' pessoas e objectos

Dispositivo deixa cegos 'ver' pessoas e objectos

A novidade do método utilizado nesta experiência encontra-se no recurso a um implante colocado na zona afectada do interior da retina. O implante destina-se a substituir as células fotorreceptoras danificadas, transformando a luz de cada imagem, ponto por ponto, em pequenas correntes proporcionais ao estímulo da luz.
Designado como implante sub-retinal electrónico, o dispositivo é formado por mais de 1500 microfotodíodos, cada um com os seus respectivos ampliadores e eléctrodos para estímulo local. O dispositivo permite a projecção directa no chip colocado sob a retina. O chip gera então um estímulo eléctrico dependente da intensidade da luz do objecto, que permite a sua identificação pelo doente.
Nestas condições, os voluntários da experiência, dois homens (respectivamente de 40 e 44 anos) e uma mulher (de 38 anos) conseguiram identificar vários objectos e, como notam os autores da investigação, de forma imediata, conseguiram localizar e aproximar-se de pessoas numa sala.
Sem preparação prévia, e após vários anos de cegueira, sublinha o texto publicado no Proceedings of The Royal Society B, conseguiram também identificar letras e ler palavras completas.


Células-mãe podem ser empregues na recriação de órgãos


Investigadores espanhóis apresentaram na terça-feira em Madrid um processo de criação de órgãos ditos bioartificiais a partir de células-mãe do doente, limitando assim para este último possíveis riscos de rejeição.
A técnica consiste em retirar dos órgãos de pessoas falecidas todo o seu conteúdo celular para os "recelularizar" em seguida com as células-mãe do doente para reconstruir o "interior do órgão", disse o director do projecto, Francisco Fernández Avilés, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Gregorio Marañón, na sua apresentação.
O projecto dirigido por Fernández Avilés, que "só poderá ser utilizado em medicina dentro de cinco a dez anos", constitui uma terceira via entre a transplantação de órgãos humanos e o recurso a órgãos artificiais. O objectivo é criar órgãos à medida de cada doente.